Por quê não Eli?

2010-03-18






O sacerdote Eli,
depois de muito tempo servindo ao senhor, se acomodou em seu trabalho sacerdotal, o que gerou em seus filhos o mesmo sentimento de descaso, Diz a Bíblia de que "Eles não se importavam com o Senhor"

(I Samuel 2:12-17)


Toda a vez que se fazia sacrifícios eles metiam um garfo de três dentes na panela onde a carne era cozida e tudo quanto garfo tirava eles tomavam para si, não se importando com o que o povo dizia a respeito de queimar primeiro a gordura para o senhor, Eles simplesmente respondiam ao ofertante: " - Me dê agora, senão tirarei à força!" Deus Se indignava com tal atitude e a Bíblia afirma que: "era mui grande o pecado desses moços, porquanto desprezavam a oferta do Senhor"

O resultado de tal atitude, não só destruiu a esses moços tempos depois, como também seu pai teve sua família amaldiçoada por Deus e o fim da geração de sacerdotes da linhagem de Eli estava terminada! Lemos em todo o capítulo 2 até o capítulo 4 no primeiro livro de Samuel, o desenrolar da profecia de Deus contra a casa e a vida do sacerdote Eli, que durante 40 anos serviu ao Senhor, mas em determinado momento de seu sacerdócio, relaxou com o cuidado das coisas de Deus, o que fez com que seus filhos também menosprezassem o trabalho sacerdotal.

Quando Jesus, perto de sua morte na cruz, olhando para a humanidade disse: " - Está consumado!" Estava declarando e definindo para sempre o sacrifício perfeito e perpétuo perante Deus para todo aquele que o recebesse. Vemos hoje, pessoas e líderes, menosprezando o sacrifício perfeito realizado por Jesus na cruz, e insistindo em sacrifícios de tolos, pois o sacrifício servia para perdão dos pecados daqueles que o ofereciam e assim fazendo, não só entristecem ao Senhor que os resgatou definitivamente e de maneira irrevogável, como também o fazem por interesse!

Hofni e Finéias ao adentrarem à casa do Senhor o faziam apenas para pegar o que era oferecido ao Senhor e não para O servirem.

Hoje, vemos pessoas entrando nas igrejas com o mesmo objetivo, sem se importarem com o sacrifício de Jesus que morreu para dar-lhes vida. Pedem, imploram, escolhem, exigem, achando que a "graça" mudou o coração de Deus!

Quando Deus nos deu em Jesus Cristo, o privilégio de sermos também chamados como filhos de Deus foi para que o servíssemos de todo o coração e entendimento, foi para que fossemos como sacerdotes diante dEle, como a própria Palavra nos ensina em I Pedro2-9: "...somos sacerdócio real ..." ou seja, quem ofereceu sacrifício perfeito pelos nosso pecados foi Jesus!

Chega então de sacrificar em vão, chega de pedir e esperar que Deus aceite nosso sacrifício como se isso fosse possível!

Quero lembrar que o nosso sacerdote eterno diante de Deus é Jesus, e se achamos que Deus faz "vista grossa" para tudo o que fazemos como filhos dEle, está na hora de entender e viver a verdade do evangelho curador e salvador de Jesus Cristo.

Assim como o fim de Eli e seus filhos, que desonraram a Deus e foram por Ele mesmo punidos, não sejamos nós também insensatos ao ponto de acharmos que a casa do Senhor é lugar de trocas, acordos e sacrifícios, pois é o próprio Senhor quem diz: "Ele busca os verdadeiros adoradores que o adorem em espírito e em verdade" (João 4:24).


No amor de Cristo


Pastora Vânia Menon.